(11) 9 5714-4688

  • Home
  • Blog
  • Qual a Relevância de um Programa de Saúde Mental e Qualidade de Vida nas Empresas?

Qual a Relevância de um Programa de Saúde Mental e Qualidade de Vida nas Empresas?

13 Outubro 2022

Para responder esse questionamento é importante saber que o êxito da sua empresa depende da qualidade de vida mental, emocional e física dos seus colaboradores. A boa notícia é que as emoções podem ser ressignificadas e o corpo condicionado, portanto podemos nos desenvolver integralmente para atingir o melhor potencial em produtividade e qualidade de vida. Assim sendo, investir em saúde mental e na qualidade de vida dos colaboradores da sua empresa é estratégico ao seu negócio e ter essa vantagem em um mundo empresarial competitivo garante uma série de benefícios, tanto para o colaborador quanto para sua empresa.

 

Benefícios ao colaborador

  • Aumento da produtividade por estimular foco, energia, resiliência e atitude;
  • Diminuição da ansiedade, estresse, insônia e desânimo, reduzindo o absenteísmo por depressão, burnoute doenças psicossomáticas;
  • Estímulo de pertencimento dos colaboradores, o que ajuda a reter talentos;
  • Promoção do equilíbrio emocional e o espírito colaborativo, favorecendo o engajamento e o clima organizacional.

 

Benefícios para a empresa

  • Diminuição da sinistralidade (custo anual com plano de saúde);
  • Diminuição do turnover (desgaste do RH e da equipe médica, custo de reposição, recrutamento, treinamento e retém talentos com um colaborador satisfeito);
  • Diminuição do absenteísmo (número de afastamentos);
  • Diminuição do presenteísmo (produtividade reduzida).

 

A cada R$ 1,00 investido em saúde mental, sua empresa terá um retorno de R$ 16,21.

*Retorno baseado na diminuição da sinistralidade do plano de saúde, do custo de turnover, do absenteísmo e do presenteísmo.

E se você pudesse oferecer ao seu colaborador e ao seu próprio negócio uma solução integrada, voltada para a saúde mental, bem estar e qualidade de vida?  O cuidado integrado traz conscientização de conteúdos não só para promover o autocuidado, mas também a mudança de comportamento de seus colaboradores de forma coletiva, promovendo assim uma cultura de desenvolvimento pessoal e organizacional.

Começamos a estruturar esse desafio com um mapeamento da saúde mental de sua população. A partir disso, os gestores tem uma visão completa por meio de dados estruturados em relatórios qualitativos e gráficos, para identificar a necessidade de intervenções personalizadas às necessidades de cada colaborador.

O mapeamento torna possível a empresa desenvolver ações estratégicas, fazendo o encaminhamento dos colaboradores que necessitam para um acompanhamento juntamente aos profissionais de saúde mental (psicólogo e/ou psiquiatra) por meio de atendimento online, evitando assim o agravamento da saúde dos colaboradores e as consequências que em geral repercutem no clima organizacional do seu negócio.

O programa integral é adaptado à necessidade de cada empresa, mas em geral, conta com trilhas de psicoeducação, rodas de conversa, acompanhamento nutricional e consultoria financeira e jurídica, exceto em questões relativas ao direito do trabalho.

Para concluirmos a relevância de um Programa de Saúde Mental e Qualidade de Vida nas Empresas e avançarmos no desafio de promover saúde integrada aos colaboradores da sua empresa precisamos cada vez mais entender que as nossas referências mudam com o passar do tempo. Portanto, a psicoterapia e as práticas em qualidade de vida na nossa cultura não são mais um último escape para se tratar uma doença ou uma crise organizacional. Prevenir é a palavra-chave.

O sofrimento emocional e mental é cíclico na vida do homem e necessário, pois fazemos escolhas todos os dias e nem sempre temos a certeza de que elas são as mais assertivas e as melhores decisões a serem tomadas. Ou seja, a dúvida é algo que permeia nossas vidas. Positivamente, a função da dúvida é diminuir o engessamento e o que está pré-determinado na nossa rotina e no seu lugar exercitar o questionamento, resgatar a criatividade, a inovação, se reinventar e finalmente amadurecer uma ideia que foi deixada para trás tornando-se um colaborador ativo e em constante desenvolvimento na organização.

Junto a isso, precisamos entender que a população brasileira está mais velha, o que traz como responsabilidade junto a empresa um cuidado com a saúde física dos seus colaborados.

 Assim atingimos um cuidado integrado e revelamos a importância de um programa em saúde mental e qualidade de vida, ou seja, um colaborador acolhido emocionalmente no seu sofrimento pessoal, sentindo-se seguro emocionalmente para crescer e se desenvolver emocionalmente e profissionalmente, com certeza irá ter uma maior produtividade e engajamento no desempenho de sua função.

Topo

Atendimento Presencial

  • Avenida Paulista, 1471
    5º andar - Conj. 511

  • Edíficio Barão de Cristina
    Bela Vista, São Paulo - SP

  • CEP 01311-200

Contatos

  • (11) 95714-4688

  • Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

© 2021 - Todos os Direitos Reservados | Política de Privacidade

Olá! Fale conosco pelo Whatsapp!

Fale conosco pelo Whatsapp
Close and go back to page