O que compreende uma avaliação psicossocial com qualidade técnica?

A princípio, creio ser importante dar maiores esclarecimentos sobre o termo Psicossocial, que diz respeito a uma avaliação no contexto das Normas Regulamentadoras e que, de modo amplo, objetiva avaliar aspectos psicológicos e sociais relativos ao examinando, para verificar se ele está apto a trabalhar em funções de risco. Importante ressaltar aqui que toda a avaliação, independente do contexto e do objetivo, engloba um olhar sobre os aspectos sociais que este sujeito esta inserido para além dos demais aspectos avaliados.

No que se refere à qualidade técnica, essa avaliação precisa ser bastante criteriosa desde a escolha dos instrumentos, aplicação cuidadosa e análise profunda dos diversos aspectos envolvidos.

Com relação à escolha dos instrumentos a serem utilizados, é essencial que o profissional tenha a descrição da função e conhecimento das características gerais que precisa apresentar, atendendo, assim,  as necessidades da empresa de forma adequada.  Ainda dentro desse quesito, o profissional precisa buscar testes que apresentem estudos adequados à população a ser avaliada.

De modo amplo, é imprescindível avaliar diversos construtos. São eles:

  • Atenção concentrada, dividida e alternada de modo a medir e identificar possíveis dificuldades no processo atencional do examinando, além de precisar sobre a qualidade desta atenção e em que forma de atenção o examinando possui mais facilidade, podendo assim, comparar com as atividades executadas.
  • Personalidade: para uma criteriosa avaliação da personalidade, é fundamental um primeiro cuidado que nós, psicólogos, devemos tomar aqui, escolhendo um teste que dificulte a manipulação dos dados pelo examinando. O objetivo é identificar dados sobre o comportamento e atitudes do avaliando frente a situações de riscos, impulsividade, controle emocional, agressividade, o modo como lida com regras e normas frente a relações de hierarquia, relações interpessoais e sociais, motivação, enfrentamento dos desafios, organização e qualidade.
  • Estresse: o estresse é uma espécie de companhia invisível, pode ser bom e necessário até certo ponto, mas pode ser bastante nocivo à saúde e à segurança quando em excesso. Por tanto, torna-se importantíssimo avaliar a vulnerabilidade do examinando aos diversos fatores de estresse, bem como os recursos que o mesmo possui para lidar com situações divergentes.
  • Inteligência: por inteligência aqui é preciso entender o quanto uma pessoa consegue compreender e responder adequadamente a diferentes estímulos e em diferentes níveis de complexidade. É um fator muito importante a ser avaliado. Porém faço uma ressalva, alertando que sua utilização por vezes pode ser complexa quando avaliamos pessoas com nível escolar do Ensino Fundamental. Mesmo fazendo uso de um teste adequado para essa população, faz-se necessário uma análise cautelosa, sendo, por vezes, interessante avaliar essa capacidade cognitiva de outra forma.

E, por fim, para dar maior sustentação ao processo como um todo, é relevante fazer uso de uma entrevista semiestruturada, na qual se vai ampliar o olhar sobre os aspectos biopsicossociais deste examinando em relação à maneira como interage com o meio. Também é importante  identificar possíveis indícios de patologias que possam comprometer a segurança e a vida do examinando, equipe e empresa.

Nós, psicólogos, precisamos ter em mente que estamos lidando com a vida e a segurança de pessoas que se utilizam e confiam no nosso trabalho. Portanto, não podemos fazer algo meramente para a obtenção de um papel. Nosso trabalho precisa estar respaldado técnica e juridicamente para agregar valor e segurança aos nossos clientes.

É muito comum o mercado optar por fazer aquisição de serviços com custo mais baixo, sem pesar o benefício. Ora, um trabalho de “baixo” custo, sem qualidade técnica, pode ser facilmente questionado juridicamente, podendo sair bem caro no final.

Iara Maria Alves Pereira

Psicóloga CRP. 06/69640

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *